Notícias


PROJETO BAIRRO FELIZ - Causa VENCEDORA

É com muita honra que partilhamos convosco que a nossa causa "Indo eu, indo eu a caminho do comboio" da iniciativa Bairro Feliz do Pingo Doce, foi a vencedora da Loja de Odivelas - Av. D. Dinis.

O nosso muito obrigado! A sua votação contribuiu para este resultado. Em breve vamos vamos viajar de comboio. Por um dia, os utentes irão divertir-se e esquecer que têm uma doença. Viajar é a receita para a saúde mental!

O seu gesto fez toda a diferença! "A Saúde Mental é Missão de Todos"


III Encontro Feminino de Capoeira

No passado fim de semana realizou-se o III Encontro Feminino de Capoeira na Escola 2,3 dos Moinhos da Arroja, onde os nossos utentes tiveram a honra de participar. Este foi um evento solidário, onde o valor das inscrições reverteu para a nossa Associação. O nosso muito obrigado ao Grupo Agbara e a todos os atletas.


Centro De Exposições De Odivelas Recebe O "Horto Do CEO" 

Centro de Exposições de Odivelas tem, desde o dia 26 de novembro, um novo espaço dedicado à natureza. O "Horto do CEO", designado anteriormente como Jardim Metamorfoses, foi transferido para este espaço face à mudança temporária das instalações da Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas.

A inauguração contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Edgar Valles, e dos utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas, participantes do projeto "Leitura e Arte... Metamorfoses". Este projeto promove não só a interação com a natureza, mas também o desenvolvimento de atividades artísticas como a música, a poesia, a leitura ou as artes plásticas como complemento na reabilitação psicossocial e integração social dos utentes desta associação.

https://odivelashoje.pt/2021/12/01/centro-de-exposicoes-de-odivelas-recebe-o-horto-do-ceo/


"Metamorfoses" de regresso à BMDD

Projeto municipal de leitura e arte foi retomado com a construção de hotéis para insetos no Jardim Metamorfoses, na Biblioteca Municipal D. Dinis. O projeto "Leitura e Arte... Metamorfoses" continua a ser promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, agora com um novo formato.

Mensalmente, kits temáticos são entregues aos utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO) para que desenvolvam uma determinada atividade relacionada com o Jardim Metamorfoses da Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas. Estes kits incluem, ainda, um vídeo tutorial que contempla sugestões de leitura e a evolução do Jardim.

Na primeira sessão, realizada no mês de novembro, foram construídos quatro hotéis para insetos, cujo intuito é atrair algumas espécies capazes de controlar pequenas pragas que acabam por danificar as plantas. Estes hotéis, instalados em locais específicos do jardim, assinalam, também, o 3.º aniversário deste espaço.

https://www.cm-odivelas.pt/autarquia/noticias/noticia/metamorfoses-de-regresso-a-bmdd

03 dezembro 2020 


"Sorrisos Saudáveis para Tod@s..." envolveu 25 utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas.

No âmbito do Projeto de Higiene Oral "Sorrisos Saudáveis para Tod@s..." que decorreu ao longo de 2019, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas em colaboração com o ACES Loures-Odivelas, através da higienista oral Ana Paço, foram entregues no dia 31 de janeiro pelo Vereador da Saúde, Edgar Valles, os certificados de participação aos 25 utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas que frequentaram o projeto. Esta ação teve como objetivo proporcionar meios para uma melhor saúde oral nos utentes desta instituição, que assistiram a sessões de esclarecimento sobre higiene oral e próteses dentárias; tendo ainda sido encaminhados para consultas da especialidade. Foram ainda elaborados trabalhos criativos alusivos à temática, em virtude do reflexo positivo que esta ação teve nos utentes.

31 janeiro 2020


Seminário 

"Cuidados de Saúde Mental: da Urgência à Reabilitação" 

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro, a Câmara Municipal de Odivelas promoveu, em colaboração com a Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO), o Seminário "Cuidados de Saúde Mental: da Urgência à Reabilitação", no auditório dos Paços do Concelho.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Vereador Edgar Valles, responsável pelo pelouro da Saúde, e de Noélia Canudo, Presidente da Direção da ACSMO. O autarca referiu que "este seminário é uma mais-valia para todos os profissionais das áreas da saúde e do social, e para a população em geral, uma vez que a partilha das experiências de cuidados em saúde mental, desde o contexto da urgência ao da reabilitação psicossocial, é de extrema relevância para todos". Já Noélia Canudo sublinhou a importância da comemoração deste dia, referindo que "a literacia em saúde é fundamental, tal como a capacidade de refletirmos sobre os nossos problemas de saúde em paridade com quem mais tem conhecimentos sobre o tema".

Este seminário, com os painéis intitulados "Fase Aguda da Doença Mental" e "Saúde Mental Comunitária", serviu para chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconómicas, bem como combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.


O Jardim Metamorfoses transformou-se numa "Residência Artística" em contacto direto com a natureza.

Os utentes da ACSMO (Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas) e do CCSMO (Centro Comunitário de Saúde Mental de Odivelas) participaram, no mês de maio, num projeto-piloto de caráter artístico denominado "Residência Artística", realizado no Jardim Metamorfoses da Biblioteca Municipal D. Dinis (BMDD). Este projeto inovador dinamizado pela Câmara Municipal de Odivelas em parceria com a ACSMO, no âmbito do projeto "Leitura e Arte... Metamorfoses", visa promover não só a interação com a natureza, mas também o desenvolvimento de atividades artísticas como a música, a poesia, a leitura ou as artes plásticas como complemento na reabilitação psicossocial e integração social dos utentes desta associação. 

A iniciativa contou com quatros sessões, orientadas pelas técnicas Ana Cruz (ACSMO), Betânia Pires (CCSMO) e Catarina Silva (BMDD). Jorge Silva, em representação do Vereador da Cultura, marcou presença numa destas sessões e congratulou os participantes pelos trabalhos desenvolvidos. Todos os trabalhos serão apresentados numa exposição, a realizar no átrio principal da Biblioteca, de 17 a 28 de setembro de 2019.

10 de Junho de 2019


Apresentado e-book «Despertar Afetos»

«Despertar Afetos» é o nome do e-book apresentado a 19 de setembro no Centro de Exposições de Odivelas, que compila um conjunto de fotografias que integraram em novembro de 2016, a exposição «Despertar Afetos, Combater a Violência». A sessão de apresentação contou com a presença dos protagonistas das fotografias - utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO) - dos artistas - os fotógrafos Alice WR, Fidalgo Pedrosa e Isabel Costa - da representante da ACSMO, Noélia Canudo, e do Vereador da Saúde e Igualdade, Edgar Valles, que elogiou a publicação, dando todo o mérito dos intervenientes. A atuação dos «Ficha Tripla» - um pequeno grupo musical constituído por Luís Peres, António Abranches e Paula Fonseca, todos utentes da ACSMO, deu um toque cultural a esta iniciativa. O e-book «Despertar Afetos» pode ser visto, através do seguinte link:


Fotografias de afetos como 'arma de combate' à violência

Patente até ao dia 4 de dezembro, a exposição "Despertar Afetos Combater a Violência", que foi inaugurada a 22 de novembro, no Centro de Exposições de Odivelas, pretende sensibilizar para a prevenção e combate a todos os tipos de violência. 

A inauguração contou com a presença do Vereador da Saúde e da Igualdade, Edgar Valles, dos utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas, protagonistas das fotografias expostas, e dos fotógrafos, autores das imagens expostas, Alice WR, Fidalgo Pedrosa e Isabel Costa.

Com imagens fortes que refletem beijos, abraços, sorrisos, olhares, toques, esta exposição procura incorporar no público o realismo evocado, esperando que os atos manifestados sejam replicados. Numa sociedade que ruma à individualidade, é através do despertar dos afetos que pretendemos combater a violência ou comportamentos negativos.

https://www.cm-odivelas.pt/index.php/noticias/1482-fotografias-de-afetos-como-arma-de-combate-a-violencia

22 de Novembro de 2016  


Condecoração da ACSMO

Para assinalar o dia histórico, 19 de novembro, dia em que foi criado o Município de Odivelas, foi realizada a Sessão Solene Comemorativa dos 18 anos, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Nesta cerimónia foram distinguidas algumas personalidades e instituições que se destacaram pelo seu importante contributo para a notabilização e elevação do concelho. 

Com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Prata, a Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO) foi distinguida pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da Saúde Mental no concelho.

https://www.cm-odivelas.pt/index.php/noticias/1472-parabens-odivelas

19 de Novembro de 2016


Batismo de Voo

A Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e a Força Aérea Portuguesa (FAP) proporcionaram, no dia 14 de dezembro, um "Batismo de Voo" aos utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO) e do Centro Comunitário de Saúde Mental em Odivelas (CCSMO). Com partida da Base Aérea nº 6, no Montijo, e chegada ao Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, a viagem que durou cerca de 40 minutos, foi o concretizar de um sonho para todos os passageiros que não se cansaram de agradecer a experiência única a bordo do C-130 Hércules. O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, e o Vereador da Saúde, Edgar Valles, partilharam estes momentos, agradecendo a disponibilidade da FAP, em especial dos Comandantes António Temporão (Montijo) e Rui Santos (Lisboa) que receberam a comitiva de Odivelas. O Presidente Hugo Martins considerou "gratificante e estimulante esta viagem que perdurará, certamente, nas nossas memórias!" O Batismo de Voo esteve integrado no projeto municipal "Mentes que Brilham como o Arco-íris", que proporciona aos munícipes atividades diversas no âmbito da saúde mental.

https://www.emfa.pt/www/noticia-972-associacao-de-saude-mental-voa-com-a-forca-aerea

14 de Dezembro de 2015